quarta-feira, 29 de junho de 2011

COPIAR SIM...USURPAR NÃO!!!!

Olá...Boa madruga amigas!!!
Bom, tendo visto por diversas vezes, situações de pessoas que se apossam de fotos de artes de outras pessoas e divulgam como se fossem trabalhos seus, resolvi falar aqui sobre essa atitude tão falsa e incompetente.
Falsa, porque os possíveis clientes, estarão comprando gato por lebre, ou até mesmo sendo lesados de alguma outra forma.
Incompetente por não conseguir criar, nem fotografar e blá, blá, blá!!!
É incrível como algumas não se preocupam nem em tirar a marca d'água da verdadeira dona da foto, umas cortam, outras usam até o photoshop...Para todas elas:
Essas pessoas podem não saber...Mas estão cometendo um crime, de acordo com a lei  de direitos autorais Nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: (Abaixo trechos da lei)

Art. 1º Esta Lei regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos.
Art. 5º I - publicação - o oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público, com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito de autor, por qualquer forma ou processo;
Capítulo III
Do Registro das Obras Intelectuais
Art. 18. A proteção aos direitos de que trata esta Lei independe de registro.
Título III
Dos Direitos do Autor
Capítulo I
Disposições Preliminares
Art. 22. Pertencem ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou.


Resumindo, quem agir dessa maneira, estará sujeita as sanções penais, e poderá pagar por perdas e danos, além de outras penas.
Infelizmente, a maioria dessas pessoas age pela internet, e quando são descobertas, simplesmente excluem seus perfís, páginas, sites etc...
Mas as coisas estão melhorando, já existem delegacias especializadas em crimes pela internet, e as artesãs unidas, também podem ajudar a desmascarar essas farsantes.

Por enquanto...É continuar modelando e colocando nomes nas fotos, e qualquer outra coisa que dificulte o seu uso indevido.

terça-feira, 21 de junho de 2011

É CHIQUE RECICLAR!!!!!

Oláaaaa...Vou falar sobre reciclagem!!!
Algumas pessoas podem achar feio, out, ou minimizar...Mas a verdade é que de uns tempos pra cá, tornou-se CHIQUE RECICLAR!!!!
Além do principal, que é a preocupação com o meio ambiente, muita coisa que poderia ter ido para o lixo pode se transformar em lindas peças de decoração, aliás hoje em dia arquitetos, decoradores, designers, utilizam-se muito da reciclagem em seus projetos, e desenvolvem coisas belíssimas.
Então, mais um motivo para ressaltar a reciclagem, a proteção ao meio ambiente, AFINAL...
Bom, partindo desse princípio e sendo uma apaixonada por artesanato, criei na comunidade em que participo, da quel falei no texto anterior, um desafio intitulado "O QUE EU VOU FAZER COM ISSO". Trata-se da troca de peças para reciclagem entre amigas, e cada uma cria algo, dando assim utilidade pra aquilo que antes iria parar na lixeira!!!
O desafio se tornou um sucesso, e a cada edição, a superação é notável!!!
Abaixo estão algumas das peças que criei, vejam o antes e o depois, e eu espero que vocês gostem e que animem-se a reciclar.

sábado, 18 de junho de 2011

COMUNIDADES NO ORKUT!!!!

Uma das várias coisas legais do orkut, é a possibilidade de se criar comunidades...Além de ajudar, elas nos mostram um pouco do perfil das pessoas.
 É fato que existem muitas comunidades inúteis, sem finalidade, sem participação, ou meros enfeites para o seu perfil, Mas também tem muitas comunidades que podem te ajudadar de verdade em um determinado assunto.

No meu caso, uma dessas comunidades trouxe novidades para a minha vida. 
Há quase 3 anos participo da comunidade PROFISSIONAIS DO BISCUIT MCZ, que trata obviamente de biscuit aqui na minha cidade.

Lá além de ajuda sobre a minha arte, conheci pessoas que hoje são grandes amigas.
De vez enquando nos encontramos pra botar o assunto em dia, esses momentos chamamos de ORKONTROS...São ocasiões super legais, conversamos, rimos, nos divertimos e principalmente trocamos peças, ajudando assim cada vez mais a crescer na nossa arte.
 Depois de 3 anos, é notável a evolução de muitas de nós no biscuit, e a comunidade é ítem decisivo para essa evolução. Depois de 3 anos também, posso dizer que fiz algumas amizades verdadeiras, que posso contar sempre que precisar...Ahhhh, não posso esquecer de agradecer a Janne Cleyde, dona da comunidade e biscuiteira de primeira, por ter tido essa iniciativa que deu tão certo.
A foto acima é do orkontro de São João - Realizado dia 11/06/2011


terça-feira, 14 de junho de 2011

PERSONAGENS QUE ADOOORO!!!

Sempre temos personagens favoritos...Eu adoooro alguns...Aproveitei uma folguinha e fiz vários pra mim...Ainda faltam muitos pra fazer, mais aí estão alguns deles!!!










segunda-feira, 13 de junho de 2011

As redes sociais como forma de divulgação do trabalho!!!


Hoje em dia, uma ótima opção de divulgar nossos trabalhos são as redes sociais...Temos diversas opções e comigo pelo menos tem sido de muito retorno!!!
A facilidade em postar as fotos, adicionar amigos e mostrar as mais diversas opções de artesanato, facilitam para quem está procurando e para quem está oferecendo!!!
Devemos apenas tomar cuidado, pois não sabemos com quem estamos lidando e nos cercar de tudo que garanta sucesso na negociação.
Tenho visto em muitas comunidades, pessoas reclamando que foram enganadas, perderam tempo e até mesmo dinheiro, portanto, nunca é demais lembrar que se  solicite sempre 50%  do valor total da encomenda e o restante no ato da entrega...Assim pelo menos você não terá prejuízo total.
E aproveitem bem esses ótimos recursos, divulguem seus trabalhos, aprendam, ensinem e lucrem.

domingo, 12 de junho de 2011

O BISCUIT!!!!

A inspiração do Biscuit provavelmente tem muitas origens, mas uma delas, por certo, veio da Itália. Trabalhos com "pasta di sale", uma mistura de farinha, água e sal são uma tradição naquela parte do continente europeu. São trabalhos delicados que retratam os mais diversos motivos do dia a dia e têm por finalidade enfeitar a mesa.
O Biscuit nasceu inspirado nestes trabalhos. Havia que se procurar resistência e durabilidade ideais para as peças. Então, ao misturar à massa outros elementos, como a cola por exemplo, conseguiu-se uma consistência duradoura o suficiente para a peça receber pintura e acabamentos que realcem brilhos e outros atributos naturais. Surgia assim o Biscuit, conhecido na Europa e América Latina como Porcelana Fria.
Do lado das Américas, a Porcelana Fria chegou através da Argentina, onde encontra-se um grande número de seguidores e artistas que se dedicam a ela nos seus mais diversos aspectos. Da Argentina se expandiu para o Chile, Peru e Bolívia.
A Porcelana Fria chegou ao Brasil na década de 80 através dos trabalhos de Anna Modugno, que pesquisava há algum tempo massas alternativas para trabalhos artesanais. Nesta época, a técnica também passou a ser conhecida como Biscuit, um termo do idioma francês que significa porcelana branca. Aqui a inspiração do termo tem muito a ver com a delicadeza e refinamento das peças, características da porcelana branca.