Olá...Boa madruga amigas!!!
Bom, tendo visto por diversas vezes, situações de pessoas que se apossam de fotos de artes de outras pessoas e divulgam como se fossem trabalhos seus, resolvi falar aqui sobre essa atitude tão falsa e incompetente.
Falsa, porque os possíveis clientes, estarão comprando gato por lebre, ou até mesmo sendo lesados de alguma outra forma.
Incompetente por não conseguir criar, nem fotografar e blá, blá, blá!!!
É incrível como algumas não se preocupam nem em tirar a marca d'água da verdadeira dona da foto, umas cortam, outras usam até o photoshop...Para todas elas:
Essas pessoas podem não saber...Mas estão cometendo um crime, de acordo com a lei de direitos autorais Nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: (Abaixo trechos da lei)
Art. 1º Esta Lei regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos.
Art. 5º I - publicação - o oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público, com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito de autor, por qualquer forma ou processo;
Capítulo III
Do Registro das Obras Intelectuais
Do Registro das Obras Intelectuais
Art. 18. A proteção aos direitos de que trata esta Lei independe de registro.
Título III
Dos Direitos do Autor
Dos Direitos do Autor
Capítulo I
Disposições Preliminares
Disposições Preliminares
Art. 22. Pertencem ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou.
Resumindo, quem agir dessa maneira, estará sujeita as sanções penais, e poderá pagar por perdas e danos, além de outras penas.
Infelizmente, a maioria dessas pessoas age pela internet, e quando são descobertas, simplesmente excluem seus perfís, páginas, sites etc...
Mas as coisas estão melhorando, já existem delegacias especializadas em crimes pela internet, e as artesãs unidas, também podem ajudar a desmascarar essas farsantes.
Por enquanto...É continuar modelando e colocando nomes nas fotos, e qualquer outra coisa que dificulte o seu uso indevido.