quarta-feira, 29 de junho de 2011

COPIAR SIM...USURPAR NÃO!!!!

Olá...Boa madruga amigas!!!
Bom, tendo visto por diversas vezes, situações de pessoas que se apossam de fotos de artes de outras pessoas e divulgam como se fossem trabalhos seus, resolvi falar aqui sobre essa atitude tão falsa e incompetente.
Falsa, porque os possíveis clientes, estarão comprando gato por lebre, ou até mesmo sendo lesados de alguma outra forma.
Incompetente por não conseguir criar, nem fotografar e blá, blá, blá!!!
É incrível como algumas não se preocupam nem em tirar a marca d'água da verdadeira dona da foto, umas cortam, outras usam até o photoshop...Para todas elas:
Essas pessoas podem não saber...Mas estão cometendo um crime, de acordo com a lei  de direitos autorais Nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: (Abaixo trechos da lei)

Art. 1º Esta Lei regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos.
Art. 5º I - publicação - o oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público, com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito de autor, por qualquer forma ou processo;
Capítulo III
Do Registro das Obras Intelectuais
Art. 18. A proteção aos direitos de que trata esta Lei independe de registro.
Título III
Dos Direitos do Autor
Capítulo I
Disposições Preliminares
Art. 22. Pertencem ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou.


Resumindo, quem agir dessa maneira, estará sujeita as sanções penais, e poderá pagar por perdas e danos, além de outras penas.
Infelizmente, a maioria dessas pessoas age pela internet, e quando são descobertas, simplesmente excluem seus perfís, páginas, sites etc...
Mas as coisas estão melhorando, já existem delegacias especializadas em crimes pela internet, e as artesãs unidas, também podem ajudar a desmascarar essas farsantes.

Por enquanto...É continuar modelando e colocando nomes nas fotos, e qualquer outra coisa que dificulte o seu uso indevido.

6 comentários:

  1. Pois é Ana, outro dia vi no orkut de uma dessas "beldades" fotos de outros artistas,algumas enclusive com marca d'agua, e a bonita ainda escrevia assim na legenda:"fotos tiradas da net". cara, se tá na internet, está em alguma pagina né??? e tem DONO! Será que agora não podemos nem expor mais nossos trabalhos???

    fica aqui a minha revolta! :(
    bjs amiga!
    Taci

    ResponderExcluir
  2. As pessoas tem que se concientizar....que ursurpar e a mesma coisa que roubar....depois tem pessoas que compram gato por lebre.....aff!
    Nos temos um trabalhão pra elaboramos peças, e vem alguém e pega a foto do seu trabalho e oferece como se fosse ela que fez.
    Bem......amei seu cantinho...Parabéns!!!!
    Meu Blog www.janainaaraujomelos.blogspot.com
    Já tô te seguindo
    BJOS
    Fica com DEUS

    ResponderExcluir
  3. Ola Carol
    Se vc não quer que copiem suas fotos deixe bem claro isso no blog, e uma ótima opção é escrever seu nome nas imagens.

    Bjinhos
    Ah e amei teus trabalhos...todos muito lindos!

    http://dulce-arteonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ahhh...Brigadaa!!! Seu blog tb tá show!!!

    ResponderExcluir
  5. Amiga, estou te seguindo viu? Agora, vc tem que ir no meu blog novo, que está saindo do forno. O link é http://www.mixdesignartedesign.blogspot.com.

    bjkas

    da amiga Noeli

    ResponderExcluir